• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Importação de commodities pela China fica robusta em 2013


Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 - 09h01

As importações chinesas de commodities subiram fortemente em 2013, com o carvão e o minério de ferro subindo mais de 10,0%, mas os esforços para reformar a segunda maior economia do mundo já estão reduzindo o ritmo da demanda e devem se estender por este ano.


Apesar dos números robustos apresentados na sexta-feira, dia 10/1, o crescimento anual de importação de petróleo bruto, carvão e soja desacelerou acentuadamente a partir de 2012, enquanto Pequim restringiu o crédito para ajudar a transformar a sua economia dirigida por exportação e infraestrutura para uma expansão liderada pelo consumo.


Condições mais apertadas de crédito, controles de propriedade, repressão ambiental na indústria pesada e promessas do governo para combater o excesso de capacidade vai reduzir o apetite por commodities em 2014, dizem analistas.


"Achamos que o ambiente regulatório mais duro, tal como acontece com as repressões de financiamento e de poluição, vai amortecer o ritmo de importações em 2014", disse Helen Lau, analista sênior de commodities da UOB-Kay Hian em Hong Kong.


A produção de aço chinesa já caiu drasticamente à medida que o governo intensifica sua luta contra a poluição do ar, prejudicando o apetite por minério de ferro e arrastando o preço da matéria-prima para um recorde de baixa no mercado de futuros domésticos.


Ainda assim, qualquer desaceleração na demanda é improvável que seja drástica já que os principais líderes da China prometeram crescimento razoável em 2014, e fontes nos principais institutos de pesquisa e planejamento disseram à Reuters que esperam uma meta de crescimento de 7,5% o mesmo que em 2013.


Dados divulgados na sexta-feira, dia 10/1, mostraram que o crescimento das exportações da China desaceleraram mais que o esperado em dezembro, devido a uma base de comparação mais elevada no ano anterior e repressão nas atividades especulativas disfarçadas de acordos de exportação, ficando abaixo da meta do governo para o comércio exterior.


O governo chinês vai divulgar os dados do produto interno bruto do quarto trimestre em 20/1. Uma pesquisa da Reuters mostrou que um crescimento anual do PIB pode desacelerar para 7,6% no quarto trimestre, colocando o crescimento de 2013 no caminho para ser o mais fraco em 14 anos.


Fonte: Reuters. 10 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja